Resenha: Veneno de Rato - Arislane Straioto


Título: Veneno de Rato
Autor: Arislane Straioto
Editora: : KDP - Amazon
Gênero: Não - Ficção
Páginas: 153 páginas
Sinopse: O que acontece quando um garçom problemático e suicida encontra uma estudante aspirante a astronauta?
T U D O .
Nina é uma dedicada estudante de Engenharia e aspirante a astronauta. Vinda de uma família conservadora, que tinha outros planos para ela, luta cotidianamente com as expectativas dos outros quanto aos rumos de sua vida, enquanto tenta não perder a motivação com relação aos próprios sonhos. Sem realmente conseguir se entrosar com os colegas de curso e com as companheiras de república, divide as vinte e quatro horas do seu dia entre aulas, estudos, monitorias pelas quais recebe algum dinheiro e suas corridas matinais. Ao invés de dormir, trabalha em seu projeto de mestrado, que pretende cursar na Rússia. Entretanto, quando a pressão é demais, faz o mesmo que quase todo mundo: enfia o pé na jaca. E, nisso, Gabriel é mestre.
Ao final das aulas de seu penúltimo ano de faculdade, a história de Nina se cruza com a de Gabriel, um garçom introspectivo, suicida e meio punk, que é atormentado por visões de um fantasma que tenta matá-lo. Tendo saído de um lar destruído para morar sozinho na cidade grande, aos dezesseis anos, nunca teve expectativas quanto ao futuro. Quando começa a se envolver com Nina, finalmente decide sair do casulo em que se escondia há tempos.


   
   O livro começa com um acontecimento chocante, mas depois se desenvolve tranquilamente com o dia-a-dia de Nina como universitária, monitora e com as suas raras pausas para ir na cafeteria ver seu atendente preferido.Gabriel, o atendente preferido de Nina, um jovem que saiu de casa para fugir de um lar desestruturado para buscar uma vida melhor, mora sozinho, tem poucos amigos e vive um dia de cada vez. 
   Com passar dos dias o interesse mútuo se desenvolve entre Nina e Gabriel, e seus mundos começam a colidirem, causando mudanças no cotidiano de cada um.Nina a certinha ,começa conhecer baladas e ter uma alimentação saudável, Gabriel por outro lado, quer agarra essa parte boa da sua vida e parar de ouvir seus fantasmas e inseguranças.E só quer estar com Nina a menina que pega todos as suas camisas limpas e deixa sua vida mais colorida.Mesmo ele não merecendo...

   De maneira geral foi um livro que me lembrou Os 13 Porquês, não sei o porque desta lembrança. Talvez seja porque ambos tem títulos bem diferentes e que despertam curiosidade. Ou talvez o fato de ambos terem o personagem suicida no livro.
   Outro ponto forte deste livro é a dupla narrativa, o que acaba proporcionando ao leitor a possibilidade de estar na mente dos dois personagens.
   Independente do espírito suicida, de certa forma você acaba se sentindo conectando(a) com algum ponto de cada personagem.São relações e personalidades facilmente encontradas em qualquer círculo social. Eu já tive um amigo como o Gabriel, uma amiga como a Nina, é às vezes sou como ela.
   E quem não quer um amigo como o Henrique?! Que vira a noite papeando com você e tomando algumas cervejas.
   A descrição de cada ambiente relatado pela autora me fez várias vezes pensar que ela já esteve naquele lugar.
   
   O final eu achei tão fofo que eu gostaria que tivesse continuação, com uma historia paralela, na qual tivesse algumas aparições de Gabriel e Nina. Além de ter me surpreendido, pois esperava algo diferente no final após narrativa de Gabriel, sobre seu ponto de vista da cena inicial.

Postar um comentário

Copyright © desconexão. Designed by OddThemes