CINEMA
Monstros no Cinema
Local: Cinema
Até 1º de outubro
A mostra faz um apanhado dos filmes de monstros que tanto aterrorizam e encantam o público no mundo inteiro. Essa retrospectiva reúne os principais títulos já produzidos, entre vários estilos, períodos, nacionalidades, incluindo até filmes realizados no Brasil. Indo do clássico O Golem, passando por Drácula, Frankenstein, Godzilla, Alien, O Vingador Tóxico, Gremlins, Mar Negro até o mais recente vencedor do Oscar, A Forma da Água.
Entrada franca, mediante retirada de senha 1 hora antes do início da sessão.
Confira a programação completa no fôlder da mostra.
Classificação Indicativa de acordo com o filme.
Local: Cinema
3 a 8 de outubro
Em comemoração ao centenário da fundação da Tchecoslováquia e os 50 anos da Primavera de Praga, a Embaixada da República Eslovaca em Brasília e o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo apresentam uma mostra da cinematografia tcheca e eslovaca dos últimos 20 anos. Além de todos os filmes serem elaborados por diretores da mais recente geração de cineastas dos países, a seleção apresenta temas sensíveis: o envolvimento de aviadores tchecos na Segunda Guerra Mundial, a possibilidade de perdoar, as práticas de doping no mundo do esporte profissional na Tchecoslováquia dos anos 1980, a imigração, a preservação da dignidade humana num Estado totalitário, o preço pago pelos opositores ao regime, a procura de métodos alternativos na medicina atual, o relacionamento conturbado entre um pai e uma filha, e o poder de manipulação da mídia.
Entrada franca, mediante retirada de senha 1 hora antes do início da sessão.
Confira a programação completa no fôlder da mostra.
Classificação Indicativa de acordo com o filme.
Buster Keaton – O Mundo é um Circo
Local: Cinema
11 de outubro a 5 de novembro
Retrospectiva da obra do ator, produtor, diretor e roteirista norte-americano Buster Keaton (1895-1966), considerado pela crítica especializada um dos principais realizadores da história do cinema. A programação contempla os principais momentos de sua carreira, desde a fase inicial, na década de 1910, quando atuava como coadjuvante do comediante Roscoe 'Fatty' Arbuckle, até os últimos trabalhos, já perto de sua morte. São quase 50 títulos no total, entre curtas e longas, mudos e falados, com ênfase na filmografia dos anos 1920. Entre as atrações da mostra está a realização de 3 sessões com acompanhamento musical ao piano, um curso com duração de 3 dias, um debate e uma aula magna.
Confira a programação completa no fôlder da mostra.
Classificação Indicativa de acordo com o filme.
EXPOSIÇÃO
100 anos de Athos Bulcão
Local: térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares
Até 15 de outubro
9h às 21h
A exposição celebra o centenário de Athos Bulcão, conhecido pela diversidade de sua obra e inegável importância histórica e cultural. A mostra apresenta mais de 300 obras, incluindo trabalhos inéditos, que tornam possível visualizar seu caminho no Brasil e exterior, desde sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, seu aprendizado sobre utilização das cores de quando foi assistente de Portinari, até as duradouras e geniais parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima. Curadoria de Marília Panitz e André Severo. Patrocínio: BBDTVM.
Classificação indicativa: livre.
Entrada franca.
Visitação com hora agendada
Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “Eventim” (Apple Store e Google Play) e em culturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.
Esquinas que me atravessam
Local: Subsolo
Até 22 de outubro de 2018
9h às 21h
Nessa exposição individual, Rodrigo Sassi apresenta ao público cerca de 20 obras inéditas produzidas entre 2016 e 2018. O conjunto de trabalhos reafirma referências plásticas e conceituais da obra do artista, formuladas nos territórios da cidade e da arquitetura. A partir de elementos usados e descartados da construção civil, Sassi cria seu particular vocabulário formal e poético, como na grande instalação Corpo Acomodado (2018), peça central da exposição. Curadoria de Mario Gioia.
Classificação Indicativa: livre.
Entrada franca.
Visitação com hora agendada
Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo "CCBB" (Apple Store e Google Play) e site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.
PROGRAMA EDUCATIVO
Local: Térreo
1 a 31 de outubro
Quarta a segunda
O Programa CCBB Educativo - Arte e Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.
A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura.
Outubro oferece atividades para a exposição “100 Anos de Athos Bulcão”, em temporada até dia 15 e para
“Esquinas que me atravessa”, em exibição até 22 de outubro.
Consulte a programação completa no site www.ccbbeducativo.com ou na bilheteria.
------------------------------ -------------------------
Agendamento de Grupos
O agendamento de grupos pode ser feito pelo telefone (11 3113-3649) ou pelo email ccbbsp.agendamento@gmail.com em visitas que contam com os atendimentos e mediação por educadores.
Classificação indicativa: livre
Entrada franca.
------------------------------ -------------------------
TEATRO
Local: Teatro
Até 8 de outubro
Quinta, sexta, sábado e segunda, 20h
Domingo, 18h
No ano em que se comemoram os 200 anos da publicação de Frankenstein, de Mary Shelley, “Histórias Extraordinárias SP” apresenta seis clássicos da Literatura Fantástica e de Terror na forma de monólogos, adaptados por dramaturgos do Rio de Janeiro e de São Paulo. O projeto reúne três programas distintos, com a encenação de duas peças por dia: 1) "A Cor que Caiu do Espaço" e "Frankenstein"; 2) "O Poço e o Pêndulo" e "Drácula"; e 3) "A Guerra dos Mundos" e "O Médico e o Monstro”. Autores/ Adaptadores: H.P. Lovecraft/ Beatriz Carolina Gonçalves; Mary Shelley/ Sérgio Roveri; Edgar Allan Poe/ Heloisa Seixas; Bram Stoker Roberto Alvim; H.G. Wells/ Daniela Pereira de Carvalho; e Robert Louis Stevenson/ Roberto Alvim. Intérpretes: Cacá Carvalho, Juliana Galdino e Lavínia Pannunzio.Diretores: José Roberto Jardim e Roberto Alvim.
Duração: 80 min, com 10 min de intervalo
Classificação indicativa: 14 anos
Local: Teatro
Até 26 de janeiro 2019
Sábado, 11h
12/10, sexta-feira, 11h - Sessão extra gratuita
Espetáculo musical que conta a história da cantora Carmen Miranda, de sua chegada ao Brasil ainda criança, passando pelas rádios, suas primeiras gravações em disco, pelo cinema brasileiro e o Cassino da Urca, ao estrelato nos filmes de Hollywood. Inspirado no livro homônimo infanto-juvenil de Heloísa Seixas e Julia Romeu, o espetáculo conta e canta para toda a família os 46 anos de vida dessa pequena notável que levou a música e a cultura brasileira para os quatro cantos do mundo. Elenco: Amanda Acosta, Daniela Cury, Fabiano Augusto, Luciana Ramanzini, Maria Bia e Samuel de Assis. Músicos: Betinho Sodré, Maurício Maas, Marco França e Monique Salustiano. Direção Musical: Ricardo Severo. Direção: Kleber Montanheiro
Duração: 70 min
Classificação indicativa: Livre – indicado para maiores de 5 anos
Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo
12 e 13 de outubro
Sexta e sábado, 17h
14 a 29 de outubro
Sexta, sábado e segunda, 20h
Domingo, 18h
Em sua 11ª edição, o Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo traz ao público paulistano 09 trabalhos de artistas da França, Síria, Croácia, Brasil e Portugal. As apresentações ocorrem no Sesc 24 de maio e no CCBB, contando com patrocínio do Banco do Brasil e apoio do Sesc SP, do Instituto Francês de Cultura, Fundação Calouste Gulbenkian - Governo de Portugal.
No CCBB, a programação apresenta os coreógrafos/espetáculos: Ivana Muller (Croácia/França), com o espetáculo infanto-juvenil "Partituur"; Vania Vaneou (França/Brasil), com o espetáculo "Blanc"; Vera Mantero (Portugal), com "uma misteriosa Coisa, disse e.e. cummings", "Talvez ela pudesse dançar primeiro e pensar depois" e “Os Serrenhos do Caldeirão, exercícios em antropologia ficcional”; Leandro de Souza (Brasil), com "Sismos e Volts"; e Nina Santes (França), com "Self Made Men".
Duração, classificação indicativa e programação detalhada: consulte o site www.bb.com.br/cultura ou a bilheteria.
============================
Bate Papo
Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo
1 – Conversa pública com Helena Katz (Brasil) e Vera Mantero (Portugal)
Local: Teatro
21 de outubro
Domingo - imediatamente após a sessão do espetáculo, às 18h.
Helena Katz, crítica de dança por 40 anos nos principais jornais de São Paulo, professora e cocriadora da teoria Corpomídia, realiza uma conversa pública com Vera Mantero (Portugal).
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca, mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início do espetáculo.
2 – Entrevista com Leandro de Souza (Brasil)
Local: Teatro
26 de outubro
Sexta - imediatamente após a sessão do espetáculo, às 20h
Estudantes da Escola Estadual Dr. Américo Marco Antônio, orientados por T. Angel, especialista em modificação corporal, performer e profissional da educação, entrevistam Leandro de Souza (Brasil).
Classificação indicativa: livre
Entrada franca, mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início do espetáculo.
3 – Entrevista com Nina Santes (França)
Local: Teatro
29 de outubro
Segunda - imediatamente após a sessão do espetáculo, às 20h.
Estudantes da Escola Estadual Dr. Américo Marco Antônio, orientados por T. Angel, especialista em modificação corporal, performer e profissional da educação, entrevistam Nina Santes (França)
.
Classificação indicativa: livre
Entrada franca, mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início do espetáculo.
ACESSE TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Postar um comentário