“Contracapa” estreia em 18 de maio
na Casa de Cultura Laura Alvim
Com texto inédito de Suzana Nascimento e direção de Priscila Vidca, peça aborda as escolhas que fazemos na vida e suas consequências
Idealizadora do projeto, Rocio Durán está no elenco, ao lado de
José Karini, Roberto Frota e Saulo Rodrigues
O espetáculo “Contracapa” estreiou em 18 de maio para curta temporada de quatro semanas na Casa de Cultura Laura Alvim. Com texto inédito de Suzana Nascimento e direção Priscila Vidca, a peça discute as relações familiares por meio de escolhas feitas no passado e suas consequências. No elenco estão José Karini, Roberto Frota (ator convidado), Rocio Durán, idealizadora do projeto, e Saulo Rodrigues. As apresentações acontecem sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h, até 10 de junho. A Casa de Cultura Laura Alvim é um espaço da Secretaria de Estado da Cultura/FUNARJ.
Na montagem, Carmen (Rocio Durán) é uma escritora em processo de criação de seu novo livro. Casada com Jorginho (Saulo Rodrigues), músico desempregado, os dois vivem com o pai dela, Seu Gutierrez (Roberto Frota), influente advogado aposentado, que não aprova a profissão do casal. Como já não bastassem os conflitos familiares e as pressões do editor pelo lançamento do livro, a realidade transpassa a ficção quando um reencontro inesperado com Heitor (José Karini) traz, do passado, a história de muitas páginas atrás que nunca foi contada. Em meio de incertezas, descobertas e recordações que influenciam a vida de todos, a escritora deve escolher entre a verdade e a melhor versão, mas como distinguir o que é real?
“A peça questiona o quanto temos controle sobre a própria vida e como nossas atitudes interferem o outro. Fala de decisões em diferentes níveis, tanto as escolhas de vida da personagem enquanto mulher quanto como da autora durante o processo de criação”, conta a atriz Rocio Durán.
Segundo texto de Suzana Nascimento — autora e atriz de “Calango Deu! Os causos da Dona Zaninha”, monólogo que recebeu os prêmios de atriz, espetáculo e cenário nos festivais FITA e Cena Contemporânea — “Contracapa” apresenta diferentes camadas que se confundem e se encontram ao longo do espetáculo. A luz de Paulo Denizot e a trilha sonora original de Federico Puppi e Gastão Villeroy, composta especialmente para o espetáculo, estabelecem o clima dessas passagens. O cenário de José Dias traz uma estrutura hexagonal, suspensa que se projeta no chão, que abre a possibilidade de uma casa, mas não se encerra nisso.
“Há várias leituras subjetivas abrem a possibilidade de colocar a encenação dentro de um livro e de, esteticamente, descolar os personagens da realidade para que, dicotomicamente, esses corpos sejam preenchidos de verdade”, explica a diretora Priscila Vidca.
“Contracapa”
Temporada: de 18/5 a 10/6 – sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h.
Local: Casa de Cultura Laura Alvim. Av. Vieira Souto 176. Tel.: 2232-2015
Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).
Lista amiga: contracapaapeca@gmail.com
Capacidade: 190 lugares. Duração: 70 min. Classificação etária: 14 anos.
FICHA TÉCNICA
Idealização: Rocio Durán
Dramaturgia: Suzana Nascimento
Direção: Priscila Vidca
Trilha sonora original: Federico Puppi e Gastão Villeroy
Elenco: José Karini, Rocio Durán, Roberto Frota (ator convidado) e Saulo Rodrigues
Cenógrafo: José Dias
Figurinista: Desirée Bastos
Iluminador: Paulo Denizot
Programação visual: Raquel Alvarenga
Assistente de direção: Rômulo Chindelar
Fotos: Leandra Benjamin
Assistente de fotografia: Sofia Ibarguren
Cenotécnico: José Galdino dos Reis
Visagista: Francis de Paula
Direção de produção: Heder Braga
Postar um comentário